Back to Blog

Brasil sofreu 15 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no segundo trimestre de 2019

August 7, 2019

By: mirabiliscorp

A Fortinet anunciou nesta terça-feira, 6, os resultados de sua mais recente pesquisa sobre ameaças, revelando que o Brasil sofreu 15 bilhões de tentativas de ataque cibernético em apenas três meses, entre março e junho de 2019. O serviço de inteligência contra ameaças FortiGuard detectou a prevalência de ataques antigos como os usados no ransonware Wannacry em 2017 e aqueles que violaram seriamente os bancos no Chile e no México em 2018. A eficácia desse tipo de ataque indica a presença ainda existente de sistemas não corrigidos ou atualizados em empresas brasileiras e a necessidade crítica de maior investimento em tecnologias de segurança cibernética.

De acordo com Frederico Tostes, Country Manager da Fortinet no Brasil: “A segurança cibernética passou de um elemento complementar para uma necessidade crítica para todas as empresas em seu processo de transformação digital. A questão não é mais “o que fazemos se sofrermos um ataque cibernético?”, mas seria “o que fazemos quando sofremos um ataque cibernético?”. Atualmente, a segurança cibernética é uma questão global e o Brasil também ocupa um lugar importante no mundo como um alvo para os criminosos cibernéticos. Vemos ameaças que aumentam em um ritmo alarmante, tanto em quantidade quanto em sofisticação”.

Os resultados da pesquisa FortiGuard mais proeminentes incluem:

  • Antigas e conhecidas ameaças permanecem muito ativas no Brasil

* DoublePulsar, o troiano usado para distribuir malware em ataques reconhecidos como o ransomware Wannacry em 2017 e ataques a bancos no Chile e no México no ano passado, esteve entre os três mais detectados no Brasil no segundo trimestre de 2019.

  • Grande número de tentativas de exploit de aplicativos para negação de serviços

*Cerca de 73% das tentativas de intrusão em redes detectadas no Brasil exploraram uma vulnerabilidade que permite ativar um comando para gerar ataques por negação de serviços em servidores NTP (Network Time Protocol é um protocolo da Internet para sincronizar os relógios de sistemas de computadores através de roteamento de pacotes em redes).

  • O malware que afeta o Windows e é usado para “criptomineração”

*Cerca de 33% do malware detectado no Brasil foi um “verme” com características de troiano que afeta computadores com o sistema operacional Windows. Pode ser considerado um ataque sério se você não tiver um antivírus atualizado.

Mais: https://tiinside.com.br/tiinside/seguranca/mercado-seguranca/06/08/2019/brasil-sofreu-15-bilhoes-de-tentativas-de-ataques-ciberneticos-no-segundo-trimestre-de-2019

Contact us

Safety is essential to your decision making. We are sure that our team can clarify any doubts. After all, we understand security.

contact@sikur.com

Follow us

Try SIKUR





Contact Us
First Name*
Last Name*
E-mail*
Mobile Number*
Company*
Country*
Tell us what do you need* ?
Products: Hold CTRL+Click to add more than 1.* ?
Comments
I agree to the Privacy Policy and Terms of Service.