Aplicativos no trabalho podem colocar tudo a perder

Empresas precisam treinar funcionários para minimizar riscos e garantir a segurança das informações.

Por Hannah Murphy — Financial Times

As fronteiras entre o trabalho e a socialização têm ficado mais nebulosas e levado funcionários a serem cada vez mais descuidados quanto ao que dizem em aplicativos de bate-papo no trabalho, como o Slack, o Google Chat ou o Workplace, do Facebook. Esses hábitos digitais representam um risco de segurança para os empregadores.

Uma pesquisa de 2019 com 1,5 mil funcionários de empresas nos EUA e Reino Unido revelou que 76% dos entrevistados discutiram suas vidas pessoais em plataformas de mensagens e de colaboração e que 25% falaram mal de seus chefes. Segundo a pesquisa, feita pela plataforma Symphony Communications, 25% disseram ter compartilhado informações confidenciais da empresa.

“Quanto mais informal e pessoal a experiência for, maior a chance de os funcionários acidentalmente deixarem passar informações inapropriadas”, diz Amanda Finch, executiva-chefe do Chartered Institute of Information Security (CIISec), instituição que tem como objetivo melhorar a segurança da informação.

Os dados indicam que a geração Y, mais à vontade com o mundo on-line, é mais inclinada a compartilhar além do que deveria no trabalho. Isso pode trazer problemas para os funcionários em suas empresas, e também, por exemplo, expô-los a chantagens. Outro problema é que pode não estar claro o grau de segurança de plataformas terceirizadas que armazenam informações. “Há algumas que praticamente nunca apagam seu histórico”, diz Justin Harvey, da divisão de segurança da Accenture.

As empresas precisam dar treinamento aos funcionários e assegurar que eles compreendam como elas diferem dos e-mails e das ligações telefônicas. “Não importa o canal que usem, os funcionários precisam aprender como minimizar os riscos e também que, em boca fechada, não entra mosca”, afirma Finch.

Fonte: Valor

Mais do que uma solução tecnológica, somos uma decisão estratégica para as organizações.

Nossa missão é redefinir a relação das empresas com a cibersegurança e a experiência dos usuários no processo de autenticação e acesso a ativos tecnológicos.