Cuidado: malware com foco no Brasil pode roubar suas credenciais bancárias…

Capturar

De UOL São Paulo

18 de Janeiro de 2018

O Brasil, um dos principais alvos de malwares e trojans bancários, está na mira de um novo ataque que visa roubar credenciais de clientes de bancos. Identificado pela ESET, especialista em segurança digital, o malware Zumanek se refere a uma nova família de malwares bancários, com ataque quase que exclusivamente no Brasil. O vírus ainda traz indícios futuros do alvo do cibercrime brasileiro: bancos e criptomoedas.

O novo golpe é bem complexo. A princípio, os criminosos fazem uma engenharia social para identificar a vítima. No primeiro estágio do golpe, os hackers realizam uma triagem da máquina onde é executado. Depois, é realizado o download da parte do malware que realiza o golpe para executá-lo na máquina.

A ameaça aos brasileiros está no fato do arquivo verificar a língua do sistema operacional e só atuar se estiver em “pt-br” (português do Brasil). O malware ainda verifica se a máquina tem proteção antivírus. Esses arquivos chegam ao usuário em forma de ZIP e depois executados no computador da vítima.

No segundo estágio do ataque, o criminoso ganha controle remoto ao computador da vítima – como se tivesse sequestrado. Isso serve para o roubo de credenciais bancárias no acesso a serviços como internet banking e casas de câmbio de criptomoedas.

MORE: https://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2018/01/18/cuidado-malware-com-foco-no-brasil-pode-roubar-suas-credenciais-bancarias.htm

Mais do que uma solução tecnológica, somos uma decisão estratégica para as organizações.

Nossa missão é redefinir a relação das empresas com a cibersegurança e a experiência dos usuários no processo de autenticação e acesso a ativos tecnológicos.